O Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) teve um aumento significativo na procura por consultas. No mês de dezembro, a unidade que retomou em janeiro a acolher apenas pacientes com sintomas gripais, teve uma média de 92 casos suspeitos diariamente. Até o domingo (23), somente em janeiro, este número já alcançava 313,4 consultas médicas por dia, um aumento de 240,54%. Este fator tem causado mais espera pelos procedimentos.

 

Para reforçar o atendimento, a Secretaria de Saúde abriu mais duas unidades exclusivas para pacientes sintomáticos, chamadas de sentinela, no Jardim Panorama e no Loteamento Cosmos (Coopagro). “Nesses locais as pessoas passam pelo atendimento médico e têm os exames coletados, diminuindo a concentração de pacientes no PAM”, explica a secretária de Saúde Gabriela Kucharski. Outra situação que preocupa, é que a contaminação também acontece entre servidores municipais. “Temos aproximadamente 12% do nosso quadro funcional afastado por contaminação, ou por contato com alguém positivo para COVID-19”, completa. 

 

Este aumento é fruto da pior semana epidemiológica desde o início da pandemia. A SE03 apontou 5539 notificações, com a confirmação de 2479 casos. “Este número é a soma dos atendimentos na rede pública e privada, bem como os exames realizados em farmácias. Este é o momento mais crítico do ponto de vista epidemiológico”, explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti. “Se existe algo de positivo observando neste momento, é que apesar do aumento dos números, os casos graves e óbitos não aumentaram”, acrescenta


ATENDIMENTO NO COSMO

Na sexta-feira (21), foram iniciados os atendimentos para sintomáticos gripais no Cosmos. No primeiro dia foram realizados 142 atendimentos, sendo 70 consultas médicas. “Isso contribui para diminuir o número de pessoas que procuram o PAM/Mini Hospital. Com o início do funcionamento da unidade sentinela no Panorama, teremos um melhor acolhimento dos pacientes com sintomas gripais”, explica Pedrotti. 

 

PONTO DE TESTAGEM

A Secretaria de Saúde também trabalha para implantar um posto de testagem. O local já foi definido e foram convocados servidores - dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem - para atuarem na unidade. “Assim que tivermos concluído o processo de contratação vamos iniciar o atendimento de pessoas com sintomas, que serão encaminhadas para atendimento médico caso a equipe no local julgue ser necessária uma avaliação médica. O laudo servirá como documento para o afastamento das funções caso se confirme a COVID-19”, explica. A previsão é que ainda esta semana o trabalho seja iniciado.

 

UNIDADE SENTINELA (exclusivo para pacientes com sintomas gripais)

UBS do Jardim Panorama (Travessa Itararé, S/N - Jardim Panorama)

UBS Cosmos (Rua Eugênio Gustavo Keller, 1680 - Loteamento Cosmos/Jardim Coopagro).

Fonte: Toledo, Governo Municipal