Candidatos convocados para as 130 vagas disponíveis precisam entregar documentação; concurso público é o primeiro do órgão ambiental após 30 anos.

Francisco Beltrão, Paraná - A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná divulgou nesta quinta-feira (2) a lista dos 130 candidatos aprovados e convocados no concurso público do Instituto Água e Terra (IAT). O processo seletivo contou com mais de 12 mil pessoas inscritas.

Agora, os candidatos convocados devem apresentar a documentação necessária para assegurar a vaga.

Veja aqui a lista dos candidatos convocados

Conforme edital, as contratações serão feitas entre 20 de dezembro e 20 de janeiro de 2022 para 13 funções diferentes dentro do instituto. Veja, abaixo, a lista detalhada das vagas.

A remuneração dos novos profissionais variam de R$ 1.554,33 a R$ 3.730,42, além das bonificações.

Prova adiada

Depois de mais de 30 anos sem concurso público para o órgão ambiental do estado e com a defasagem no quadro de funcionários, o IAT realizou as provas do processo seletivo em 1º de agosto deste ano.

Inicialmente previsto para março de 2020, o exame precisou ser adiado e foi prorrogado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Os candidatos realizaram as provas em Curitiba, Cascavel, no oeste do Paraná, e Maringá, no norte do estado. De acordo com o IAT, eles concorreram às seguintes vagas:

Técnico de manejo e meio ambiente (26)
Engenheiro químico (19)
Engenheiro florestal (16)
Engenheiro agrônomo (20)
Geólogo (8)
Biólogo (8)
Químico (5)
Engenheiro civil (17)
Sociólogo (1)
Geógrafo (3)
Engenheiro cartográfico (4)
Arquiteto (2)
Médico veterinário (1).

IAT

O Instituto Água e Terra é o antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O órgão incorporou os extintos Instituto de Terras, Cartografia e Geologia e o Instituto das Águas do Paraná.

Segundo a secretaria, o IAT atua para proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental do Paraná, para buscar melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da população.

O instituto conta com atividades que estão divididas em cinco diretorias: licenciamento e outorga; patrimônio natural; saneamento ambiental e recursos hídricos; gestão territorial, e administrativa e financeira.