Sete cafeicultores de Rondônia concorrem às primeiras colocações no maior concurso que define os melhores cafés do Brasil


Porto Velho, RO - A presença feminina na produção de café tem se destacado nos últimos anos, e em Rondônia não é diferente. Prova disso, é que, nesta semana, três cafeicultoras do Estado se destacaram na produção dos melhores cafés do país com participação no Concurso Coffee Of The Year 2021, que se encerra nesta sexta-feira (12), em Belo Horizonte (MG). A cerimônia de premiação acontece às 18h30. As mulheres têm ganhado espaço e conquistado a direção da produção e dos negócios da família. Hoje elas estão presentes em todas as etapas: no plantio, na colheita e na comercialização dos produtos.


Rozeli Joventina está entre os finalistas do concurso na categoria “Canéfora Natural”

Com o intuito de prestigiar e acompanhar o resultado final do Concurso Coffee Of The Year 2021, que acontece durante a Semana Internacional do Café (SIC), representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) se deslocaram para Belo Horizonte, junto com uma comitiva formada por produtores, empresários e demais representantes da cadeia produtiva do café de Rondônia.

No total, sete cafeicultores de Rondônia concorrem as primeiras colocações no maior concurso que define os melhores cafés do Brasil. Para a cafeicultora de São Miguel do Guaporé, Rozeli Joventina da Silva, é muito gratificante ver as mulheres conquistando grandes premiações no agro.

“Fico muito feliz em saber que as mulheres estão participando. Eu e minha filha ano passado fomos para a final no Coffee Of The Year, e a ganhadora foi a Ediana Capich, orgulho para nós mulheres. E eu ainda acredito na criação de um concurso só para as mulheres, que com certeza será muito bom”, disse.

Esta é a terceira vez que Rozeli participa do concurso e concorre entre os melhores na categoria “Canéfora Natural”, um café colhido verde, selecionado e lavado, feito de forma natural.

“Ano passado participamos da SIC com duas amostras e chegamos à final do concurso, e dessa vez enviamos uma amostra e estamos entre os melhores. A expectativa é grande. Tentamos fazer o melhor para poder participar dos concursos e estou muito feliz com essa pontuação”, comentou.

A cafeicultora Alessandra Inácio, de Novo Horizonte, também está na final do concorrendo na categoria “Canéfora Fermentação Induzida”. Esta é a primeira vez que ela participa e contou que a expectativa é muito grande.


Alessandra está na final do concurso concorrendo na categoria “Canéfora Fermentação Induzida”

“Poder chegar até aqui é a realização de um sonho. Estou entre os 10 finalistas da categoria e muito feliz de estar aqui representando as mulheres. A presença feminina tem crescido, elas sempre trabalharam, mas nunca apareciam e hoje isso mudou. Eu entrei neste desafio para mostrar que somos capazes, temos possibilidades e que basta ir à luta. Vejo a possibilidade de muitas mulheres serem premiadas”, relatou a produtora.

Outra produtora de café que está entre os finalistas é Poliana Perrut, também de Novo Horizonte. Concorre na categoria “Canéfora Fermentação Induzida”.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o Governo de Rondônia tem trabalhado na execução de várias ações para auxiliar e incentivar os produtores de cafés a produzir mais e fortalecer a cadeia produtiva em todo o Estado. “Hoje, somos referência na produção de café de alta qualidade. Somos campeões nacional e internacional de café, tudo isso graças aos produtores que se dedicam diariamente na lavoura e às políticas públicas que a Seagri junto a Emater vem desenvolvendo ao longo dos anos. A expectativa para receber estes prêmios é grande e estamos muito felizes de estar aqui e de poder mostrar o potencial dos nossos cafés para o mundo”, finalizou.