Presidente da Câmara comemora lei de sua autoria que proíbe cobranças de taxas por sacolas plásticas

Confira a íntegra da lei


Porto Velho, RO – O vereador-presidente da Casa de Leis Edwilson Negreiros, do PSB, comemorou a transformação do seu projeto em lei.

A norma concebida por Negreiros proíbe eventual cobrança de taxa por sacolas plásticas patrocinada através do comércio na Capital.

O descumprimento da norma imputa multa a quem descumprir o diploma legislativo que se agrava em casos de reincidência.

Também é mencionado, expressamente, que os estabelecimentos que incorrerem na ilegalidade poderão sofrer a sanção de suspensão parcial do alvará de funcionamento até que se adequem à lei.

Cabe à Prefeitura de Porto Velho, como Poder Executivo municipal, tanto a fiscalização quanto a aplicação das penalidades legais em caso de violações.

Edwilson Negreiros relembrou que também é papel dos vereadores proteger o cidadão-contribuinte, pagador de impostos.

Ele alega que são muitas as reclamações de consumidores apresentando fatos relacionados à cobrança abusiva por parte de alguns empreendimentos do setor.

“A ideia é deixar claro que o Município de Porto Velho não irá tolerar cobranças abusivas e/ou outras violações ao direito do consumidor. O pretexto da sustentabilidade não pode ser usado para fins de extorsão das pessoas, portanto demos aqui, nesta Casa de Leis, o pontapé inicial para cessar a prática ilícita, desnecessária e injusta. Agora, na condição de lei, o abuso será devidamente corrigido caso houver”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu