“Jovens Embaixadores” Estudantes de Rondônia podem concorrer a 50 vagas para intercâmbio nos Estados Unidos

Candidatos selecionados vão viajar para os Estados Unidos entre os meses de junho e julho de 2022

Porto Velho, RO - Estudantes que possuem perfil de liderança, espírito empreendedor e conhecimento da língua inglesa e que estejam matriculados no Ensino Médio em Rondônia terão a chance de concorrer a 50 vagas para participar do programa “Jovens Embaixadores”, adotado pelo Governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada Americana e funciona como um intercâmbio de cerca de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições iniciaram no dia 17 de novembro e seguem abertas até 9 de fevereiro de 2022 por meio do site https://jovensembaixadores.org.br.

INTERCÂMBIO

Os candidatos selecionados vão viajar para os Estados Unidos entre os meses de junho e julho de 2022 para participar de oficinas e atividades sobre liderança, empreendedorismo social, visitas a instituições de ensino, reuniões com representantes do governo, bem como outras atividades relacionadas ao tema e apresentações sobre o Brasil. Ao final do programa, os estudantes vão desenvolver e apresentar um esboço do projeto de empreendedorismo/impacto social a ser implementado em suas comunidades locais.

De acordo com os organizadores do programa, uma vez que o mundo continua em alerta e ainda com algumas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2022, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual.

DESPESAS

Todas as despesas inerentes à participação serão custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada Americana, que contam também com o apoio de parceiros do setor privado. O único custo que fica a cargo dos participantes é a taxa para a emissão do passaporte brasileiro.

PRÉ-REQUISITOS

Os pré-requisitos listados no edital do programa são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do(a) candidato(a). São eles: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; ser aluno(a) do Ensino Médio na rede pública brasileira; estar cursando ao menos o 1º ano do Ensino Médio em 2021; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo(a); possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses.

RESULTADO

A divulgação da lista dos selecionados para participar do programa está prevista para o 13 de abril de 2022, no site oficial do programa.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu