Porto Velho, RO - Apresentado pelos juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, Rinaldo Forti e Guilherme Ribeiro Baldan, o aplicativo de mobilidade JudCar chamou a atenção de representantes do Judiciário em todo o país, durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado em Pernambuco.

Resultado de parcerias interinstitucionais, o aplicativo já está funcionando e produzindo resultados positivos e deve ser referência para outros tribunais como o de Roraima e Goiás, que sinalizaram interesse em adotar a mesma metodologia.

Durante a apresentação, os magistrados destacaram que a adoção deste modelo de mobilidade foi precedida por estudos que atestaram a viabilidade e que levaram em consideração aspectos de estrutura administrativa, principais rotas, contratos existentes, uso de outros modais, picos de operação, modelos adotados e gastos anuais.

Apenas os deslocamentos mais distantes (distritos e zona rural,) serão feitos na enxuta frota remanescente (1 carro por comarca) ou em veículos locados especificamente para o atendimento de determinada demanda.

Em 2019, o levantamento apontou que o custo médio por quilômetro rodado, com a frota própria, estava em torno de 6 reais e 40 centavos. Com o Judcar, esse custo caiu para 2 reais e 36 centavos, quase um terço da economia.

Com a adoção do modelo de transporte, a frota diminuiu de 149 para 55 veículos, e a contratação de empresa para realizar entrega de materiais nas comarcas do Estado, a redução de custo para deslocamento chegou a quase 70%.

A estimativa é que o TJRO economize 3 milhões e 600 mil reais por ano com a mudança no modelo de transportes da instituição. Os números registrados até agora chegam a 2 milhões e 800 mil reais de economia.

“Com esse sistema, o Tribunal também se desonera dos custos com combustível, limpeza, seguro, multas e eventuais acidentes que, vez por outra, ocorrem”, acrescenta o secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti.

O Poder Judiciário de Rondônia também conseguiu reduzir em 42,89% a emissão de poluentes pela queima de combustíveis.

“A relação entre esse novo modal tem total envolvimento com a questão da sustentabilidade, tanto que quatro objetivos de desenvolvimento sustentável são atingidos com essa atual solução de mobilidade adotada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia”, apontou o juiz auxiliar Guilherme Baldan.

Referência

Os benefícios para a administração e para o meio ambiente chamaram a atenção de outras instituições. Com a apresentação dos dados, os Tribunais de Justiça dos Estados de Goiás, Amazonas e Rio Grande do Norte manifestaram interesse em adotar a mesma tecnologia.

Em outubro, representantes de dois setores administrativos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia participaram de reunião na Secretaria Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia para conhecer o JudCar.

Estiveram no TJRO a coordenadora de Serviços Gerais, Leda Maria Soares da Silva, e o chefe da Seção de Transportes, Mário Leme da Rocha Júnior, os quais foram recebidos pela secretária administrativa do TJRO, Elaine Piacentini.

O coordenador do Centro de Serviços Integrados-CSI, Victor Hugo, e o diretor do Departamento de Aquisições e Gestão de Patrimônio do TJRO, Marcelo Lino, apresentaram o JudCar e suas ferramentas de gestão, contaram as experiências com a utilização do aplicativo já em uso desde março de 2021, e mostraram dados obtidos com a mudança na maneira de gerir o transporte, assim como outros desafios e benefícios.

No mês de setembro, os servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia - MPRO, Ives Anes de Souza Filho, chefe da Seção de Transporte, e Francisco Carlos Brasil, Motorista, também visitaram o Tribunal para conhecer o JudCar. Em agosto, os tribunais de Justiça do Acre e de Roraima também participaram de uma reunião virtual para intercâmbio de informações a fim de implantar o mesmo modelo.

Assessoria de Comunicação Institucional