COMEMORA-SE

Dia das Nações Unidas. Dia Mundial de Combate à Poliomelite. Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação. 

Católicos lembram Santo Antônio Maria Claret, São Luís Guanella e Dia Mundial das Kissões (data móvel).

BRASIL

1669 — Fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro, pelos portugueses, mais tarde cidade de Manaus (AM), há 352 anos. 

1930 – O presidente Washington Luís é deposto, pelo que se chama de “Revolução de 1930”, que conduziu Getúlio Vargas ao poder. 

1933 – Pedra fundamental da cidade de Goiânia (GO), há 58 anos. 

1991 – O presidente Fernando Collor privatiza a estatal “Siderúrgica Usiminas), e passa a ser bombardeado no processo que o levou à renúncia.  

2001 — Criação no Brasil da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores). 

2011 — Inaugurada a Ponte Jornalista Phelippe Daou atravessando o Rio Negro (AM).

MUNDO

1929 -  Acontece The  Black Thursday (5ª  feira negra) data da  quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, gerando a Grande Depressão Mundial. 

1945 – Entra em vigor a Carta das Nações Unidas. 

1980 — O governo da Polônia legaliza o sindicato Solidariedade. 

2008 – Acontece a “Sexta-feira Negra”, o início da Crise do Crédito, a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão de 1929.

FOTO DO DIA

Construído entre 1948 e 1952, o prédio que até a década de 1980 era chamado “Porto Velho Hotel”, depois abrigando departamentos da Universidade Federal de Rondônia, Unir, foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1953, sendo que à noite aconteceu, conforme a historiadora Yeda Borzacov (foto), “suntuoso baile à sociedade, no salão de refeições, sendo exigido para os cavalheiros, “smoking”, e longuinho para as damas”. 

Localizado em área central da cidade, o Porto Velho Hotel tem como “vizinho em frente” o Palácio Presidente Vargas, as duas obras iniciadas pelo mesmo governador do então Território Federal do Guaporé, Araújo Lima, autor da letra do Hino “Céus de Rondônia”, hino oficial do Estado.