O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com


BOM DIA 25 DE OUTUBRO”

COMEMORA-SE: Dia do Sapateiro. Dia do Dentista Brasileiro. Dia Nacional da Saúde Bucal. Dia da Construção Civil. Dia do Engenheiro Civil. Dia Nacional da Democracia. Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo. Dia Nacional do Macarrão.

Católicos lembram Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (primeiro santo nascido no Brasil). Santo Crispim, Santo Crispiniano, Santa Daria e São Crisanto.

RONDÔNIA

1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a empresa norte-americana P. & T. Collins a construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira. 1969 – O narrador José Ribamar – Garganta de Ouro narra do Pacaembu (SP) o primeiro jogo de futebol transmitido por uma emissora local, a rádio Caiari.

BRASIL


1886 – Nasce o poeta e jornalista Humberto de Campos. 2016 – Morre Carlos Alberto torres, capitão da seleção brasileira tricampeã mundial em 1970.

MUNDO

1671 — Giovanni Domenico Cassini descobre Jápeto, lua de Saturno. 1881 – Nasce Pablo Picasso, pintor espanhol autor do quadro “Guernica” em que denuncia o horror da guerra. 1949 — O quadrimotor de Havilland Comet, torna-se o 1º avião comercial com motores a jato, faz o trecho Londres-Trípoli-Londres em 6h36, duas vezes mais rápido que outros aviões.

1973 – Morre o etíope Abebe Bikila, único atleta a ganhar duas vezes a maratona olímpica; a primeira, em 1960, correndo descalço. 1993 — Investigadores da Universidade George Washington, Estados Unidos, realizam a primeira clonagem de embriões humanos.

FOTO DO DIA

25 de outubro de 1973. Porto Velho contava menos de 100 mil habitantes, quando se anunciou que, pela primeira vez aconteceria a transmissão de um jogo de futebol narrado com a voz de um locutor já consagrada do rádio esportivo do então Território Federal.

O narrador José Ribamar (Garganta de Ouro) lembra: “Inesquecível. Narrar Santos 1x0 São Paulo pelo brasileirão de 1973, com gol Dele (Pelé), a Primeira Transmissão “Via Embratel” do rádio rondoniense, o que só foi possível porque o padre Vitor Hugo (diretor da Caiari), mandou que eu escolhesse um jogo para transmitir”.

Zé Ribamar (ao centro em congresso esportivo) lembra ainda a equipe que trabalhou, no estúdio, em Porto Velho: João Dalmo (plantão) e o Jorge Santos (controle técnico). 

Mas para que a transmissão acontecesse contei com o apoio da Rádio Transamérica de São Paulo, via parte técnica no estádio e um jornalista que atuou como comentarista e rádio-repórter”. Uma história que sem dúvida faz parte também da própria História de Rondônia.