Lula: declaração polêmica atiça bolsonaristas


Porto Velho, Rondônia
- O ex-presidente Lula fez declarações incisivas acerca dos erros do Partido dos Trabalhadores ao longo da história, fala que causou enorme repercussão na imprensa e em redes sociais, particularmente nos redutos do bolsonarismo.

Segundo o site Metrópoles, Lula declarou, durante evento da Escola Nacional de Formação do PT, realizado virtualmente nessa quarta-feira (29/9), que o partido “tem defeito”, “não presta em algumas coisas” e que é “preciso consertar”. A informação seria da revista Veja, e o site complementa que, "apesar da declaração, o ex-presidente não indicou quais seriam os pontos que precisam ser consertados.

Em outro momento, o ex-presidente afirmou que “O PT tem todos os defeitos que a gente quer que ele tenha. Assim como a minha companheira Maria Hermínia Tavares diz, ‘o PT tem defeito, não presta em algumas coisas, mas é o meu partido’. E, se tem defeito, eu vou consertar e fazer ser perfeito. O que não posso é abandonar a cada tropeço”.

A fala deu margem para todo tipo de interpretação tanto de apoiadores quanto de opositores de Lula pelo Brasil afora, e aqui em Rondônia não poderia ter sido diferente. Entre as reações mais contundentes está a da jornalista Victoria Bacon, que em suas redes sociais fez a seguinte postagem:

"Em evento promovido pelo PT na sede da Escola Nacional do Partido, líderes petistas ficaram chocados com as falas de Lula que fez mea-culpa, disse que o PT errou demais e usou o termo "não presta" para definir o partido. Após suas falas que constrangiu (sic) os presentes ao evento, Lula foi enfático e disse que os erros do PT levou (sic) um genocida ao poder, referindo-se ao Presidente Bolsonaro e finalizou com a seguinte frase: "Os eleitores do Brasil não tem culpa da tragédia chamada Bolsonaro".

A postagem da jornalista também provocou bastante repercussão.