A capacitação acontece na próxima semana

Porto Velho, Rondônia - A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia, em apoio ao Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e da Defesa da Educação – GAEINF, realizará nos dias 13 e 14 de outubro a capacitação “A Escuta Especializada na Rede de Proteção”.

As inscrições para a capacitação têm início nesta terça-feira (5/10), tendo como público-alvo operadores do Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes, em especial aqueles que atuam na Rede de Proteção nos municípios.

O evento será realizado na modalidade on-line, por meio da plataforma Microsoft Teams, com transmissão pelo canal do MPRO no Youtube, e contará com a participação do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaru, Fábio Rodrigo Casaril; da Promotora de Justiça, Marcília Ferreira da Cunha e Castro; da Analista em Psicologia do MPRO, Alessandra Cardoso Siqueira; da Psicóloga da Prefeitura do Município de Vilhena, Letícia Maria Santi Cardoso, e da Assistente Social da prefeitura municipal de Vilhena, Eline Dias Bispo, como instrutores da capacitação.

O curso tem o intuito de capacitar os profissionais que atuam na garantia de direitos da criança e do adolescente, com técnicas de entrevistas que favoreçam o atendimento, diante do relato da situação de violência, de forma acolhedora, protetiva e flexível, com isso minimizando os danos causados a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A capacitação será dividida em quatro módulos que visam apresentar e discutir a importância da escuta especializada pensada no fluxo local, além de assegurar e demonstrar a importância do trabalho intersetorial na garantia da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O evento também tem como objetivo contextualizar, diferenciar e dominar as definições de procedimentos apresentados pela Lei 13.431/2017 e Decreto Federal 9.603/2018, bem como, orientar a implementação da Escuta Especializada pela rede de proteção. Ainda, serão trabalhados os aspectos gerais sobre memória, falsas memórias e sugestão. Por fim, a exposição dos instrutores abordará os aspectos gerais e específicos da entrevista, incluindo as boas práticas e as práticas problemáticas, também, esclarecer e dominar formas de obter e compartilhar informações com o objetivo de garantir a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

As inscrições seguem até domingo, 10 de outubro. Mais informações na página do evento ESMPROnet, disponível no link  https://esmpronet.mpro.mp.br/Evento/Detalhe/10407 .

Fonte - Departamento de Comunicação Integrada (DCI)/MPRO