Instrutores de trânsito também foram premiados nesta segunda-feira

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), homenageou, na manhã desta segunda-feira (18), os instrutores de trânsito, em alusão ao Dia Nacional do Instrutor de Trânsito, comemorado no último dia 16.

O Instrutor de Trânsito é o profissional responsável pela formação de condutores de veículos. Cabe a ele instruir os candidatos sobre os conhecimentos teóricos e as habilidades necessárias à obtenção, alteração, renovação da permissão para dirigir e da autorização para conduzir veículos, além de ministrar cursos de especialização e similares, definidos em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Durante a homenagem realizada pelo Detran em parceria com o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores de Rondônia (Sindar) e a Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Rondônia (Acefcron), a Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina (DTH) do Detran, reuniram-se instrutores de trânsito da Capital e de municípios.

Saíde Félix, com 30 anos de profissão, foi premiado com uma bicicleta após ser eleito como exemplo de instrutor: pontual, cordial e com maior índice de alunos aprovados nas avaliações para retirada de habilitação. O instrutor eleito e premiado destaca sua ação afirmando:


“Para mim, o mais importante é ver meus alunos no trânsito dirigindo com respeito, porque este é o maior resultado do meu trabalho”, diz Saíde Félix.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destacou a importância dos instrutores na construção de um trânsito mais seguro. “Nós temos que ter ações de educação de trânsito, ações de fiscalização, mas precisamos ter uma formação de qualidade, porque é isso que vai fazer ter condutores preparados para o trânsito, e vocês (instrutores) são peças fundamentais para esta engrenagem”.

Para ser instrutor de trânsito é necessário ter idade mínima de 21 anos, certificado de curso específico na área, não ter cometido qualquer infração grave no trânsito, ter feito curso de direção defensiva e primeiros socorros e possuir ensino médio completo.

Fonte: Secom