Porto Velho, RO - Está prevista para o dia 05 de novembro a abertura do edital de seleção de estudantes para ingresso nos cursos técnicos oferecidos pelo Governo de Rondônia no Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec), em Pimenta Bueno. Mais de 450 vagas devem ser disponibilizadas entre os cursos técnicos em Agropecuária, Agronegócio e Agroecologia, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep).

Para 2022, também está no planejamento do Governo do Estado, expandir o ensino profissionalizante na instituição, com o lançamento dos cursos técnicos em Piscicultura e Zootecnia. “O Governo de Rondônia quer oferecer conhecimento e técnica para que os jovens possam empreender no setor do agronegócio. Hoje nós temos vários alunos, que após disciplinas como Empreendedorismo, por exemplo, estão aplicando o que aprendem no próprio estabelecimento, aumentando a renda da família”, destaca a diretora do Centec Abaitará, Adriana Lopes Barbosa.



Além do ensino integrado, onde os alunos cursam as disciplinas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma instituição, o Centro Técnico Estadual de Educação Rural oferece as modalidades de curso técnico concomitante e subsequente. Nos cursos concomitantes, a formação é feita de forma separada, ou seja, os estudantes cursam as disciplinas do ensino médio em uma instituição e fazem a formação técnica no Centec Abaitará. Já nos cursos subsequentes, o candidato à vaga deve ter concluído o ensino médio, para então, iniciar o curso técnico na instituição.

A abertura do edital será anunciada pelos canais oficiais de comunicação do Governo de Rondônia, especialmente pelo Portal do Idep.

Em visita ao Centec Abaitará nesta semana, o secretário executivo regional do Governo de Rondônia, José Moura, destacou a importância do Centro Técnico Estadual para a educação rural.

“O Abaitará promove, através dos cursos técnicos, o desenvolvimento econômico no campo, contribuindo para reduzir o êxodo rural. Trata-se de um centro de ensino profissionalizante, estruturado com equipamentos e instalações agropecuárias próprias para o ensino e prática dos estudantes. No Abaitará a gente encontra criações de gado de leite, aves caipiras, ovinocultura, suinocultura e diversas plantações, que serve como base para o aprendizado”, ressalta.

O Centec Abaitará é uma instituição de ensino profissionalizante que oportuniza aos seus alunos vivenciar na prática, a teoria aprendida em sala de aula. Com os cursos técnicos, os estudantes se preparam para o mercado de trabalho no setor do agronegócio, podendo atuar, por exemplo, em propriedades rurais, empresas de consultoria agrícola, instituição de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio do agronegócio e, ainda, como profissionais autônomos e em empreendimentos próprios.

Fonte: Governo de Rondônia