Testagem em massa é medida para conter o surto


Porto Velho, Rondônia - Para conter a nova onda de contaminação na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraíso está promovendo ações preventivas e de orientação da comunidade, onde há poucas semanas chegou-se a situação de não haver casos registrados de Covid.

Para tanto, além de campanhas informativas através de redes sociais, lideranças comunitárias e imprensa, a SEMUS está realizando também testagem em massa da população, até mesmo em ações fora das unidades de saúde.

Na sexta-feira 22 foi instalado aparato para atendimento de exames na feira livre da cidade, com dezenas de pessoas de todas as idades se submetendo a testagem. Ainda não foi divulgado o balanço da ação.

Pelos indicadores veiculados pelo governo do Estado, os casos de Covid em Alto Paraíso estão em ascensão, sendo que só na quinta-feira 21 houve nove registros de contaminação. É um retrocesso, se for levado em conta que a cidade chegou a zerar o número de casos recentemente, e agora há, seguramente, pelo menos três dezenas de pessoas contaminadas.

Dias atrás, quando começou o surto, foi constatado que quase 70% dos novos contágios aconteceram em pessoas que não haviam tomada a vacina, apesar da intensa campanha de imunização permanente que se realiza na cidade.

Mas a nova onda assustou, e percebe-se claramente um aumento na procura por vacina no posto de vacinação da cidade.