Capitão Kirk de "Jornada das Estrelas" participou de voo da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, nesta quarta-feira (13)

Willian Shatner, eternizado por interpretar o Capitão Kirk em “Star Trek”, série conhecida como “Jornada nas Estrelas” no Brasil, foi ao espaço na manhã desta quarta-feira (13) em um voo da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos.

O voo New Shepard NS-18 realizou uma viagem de 11 minutos, passando pela Linha Kármán, a fronteira do espaço reconhecida internacionalmente.

Originalmente, a equipe voaria na terça-feira (12), mas uma mudança de ventos fez com que o lançamento fosse adiado em um dia.

O ator de 90 anos estava acompanhado de Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações de voo da Blue Origin, além de Chris Boshuizen e Glen de Vries.

“Há muito tempo que ouço falar do espaço”, disse Shatner em um comunicado à imprensa quando a viagem foi anunciada. “Estou aproveitando a oportunidade para vê-lo por conta própria. Que milagre”.

Shatner se tornou a pessoa mais velha a visitar o espaço, e não poderia estar mais animado para isso, contou o ator à CNN na última semana.

“Imagine não ter peso, encarar aquele vazio negro e ver a Terra — e é isso o que eu mais quero absorver e ver em primeira mão”, afirmou ao apresentador Anderson Cooper.

O lançamento foi realizado da base Launch Site One, no estado do Texas (EUA), e estava previsto para as 8h30 no horário local [10h30 horário de Brasília]. Entretanto, a empresa precisou realizou novas “checagens normais de segurança”, o que atrasou o procedimento em cerca de uma hora.

A tripulação foi levada até à plataforma de lançamento às 10h50 e iniciou o processo de entrada no foguete às 11h05. Antes de embarcar, todos os integrantes tocaram um sino, ato que faz parte da cerimônia do voo.

A cápsula foi fechada às 11h15, por Bezos, que acompanhou a tripulação desde a base até o foguete. A contagem regressiva foi interrompida novamente para “checagens finais”, segundo a empresa.Foguete da empresa de Jeff Bezos leva ator de ‘Star Trek’ ao espaço / Reprodução/CNN Brasil (13.out.2021)

O lançamento aconteceu oficialmente às 11h50 e a tripulação atingiu o ponto de zero gravidade após 150 segundos a 70km de altura. Neste ponto, a cápsula se separou do foguete, que pousou com segurança minutos depois.

A cápsula atingiu seu ponto mais alto quatro minutos após o lançamento, chegando a 107km de altura. O pouso seguro ocorreu cerca de 11 minutos depois.Cápsula do foguete em procedimento de pouso / Reprodução/Blue Origin

Os integrantes puderam compartilhar o que estavam sentindo durante o retorno à Terra. “Nunca vivenciei nada parecido com isso”, disse Shatner. Ao deixar a cápsula, o ator se encontrou com Bezos. “É extraordinário, extraordinário. Espero conseguir manter o que sinto agora. Você me deu a experiência mais profunda que consigo imaginar”, disse ele, emocionado.

Este foi o segundo voo da Blue Origin com humanos, após a missão histórica em 20 de julho com Jeff Bezos, dono da empresa e um dos homens mais ricos do mundo.